As Leis da Simplicidade – John Maeda

Esse livro de John Maeda é uma leitura super leve e gostosa sobre conceitos relativos à simplicidade vs. complexidade voltados aos negócios, tecnologia e design de produto.

Ele é bem sucinto e coerente ao tema, pois aborda de forma simples, em suas 10 leis, sugestões de como apresentar propostas criativas levando em consideração as necesidades do mercado na busca por produtos que sejam fáceis de usar e o mesmo tempo que não percam suas características “complexas” que já estamos acostumados a encontrar e usufruir.

Pode-se dizer que o livro funciona como uma conversa com Maeda que conta um pouco de sua experiência como aluno, professor e pesquisador do M.I.T. Além de seus encontros com pessoas famosas, como mestre de tipografia suiço Wolfgang Weingart e o design gráfico japonês Ikko Tanaka. Ele fala sobre muitos assuntos interessantes, como quem inventou o primeiro emoticon e o designer da garrafa original da coca-cola, o que torna o livro uma ótima opção de leitura.

Sobre as leis propriamente ditas, temos os conceitos: Reduzir (encolher, ocultar e agregar), Organizar (selecionar, rotular, integrar e priorizar), Tempo, Aprender (básico, repetição, abstensão e inspiração), Diferenças, Contexto, Emoção, Confiança e Fracasso. A décima lei, que segundo ele pode ser considerada a única, caso você esteja com pressa e se utilize da lei do tempo, mostra três soluções: Distanciamento, Abertura e Energia.

Eu gostei bastante do livro e decidi ir grifando algumas frases chaves enquanto eu lia, para que depois elas funcionem como ativadores da memória.

Outra coisa legal é que você pode continuar lendo sobre o assunto em seu site Laws Of Simplicity.
Para finalizar uma ótima frase da décima lei: “A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo”.
😉

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