Anna Karienina – Liev Tolstói

Anna Karienina - Liev TolstóiTanto tempo se passou desde a última vez que postei aqui. Posso dizer que minha vida se transformou muitíssimo desde o primeiro dia que peguei esse belo livro nas mãos. Foi quase um ano de leituras entrecortadas por mudanças de diferentes aspectos.

Nunca levei tanto tempo para ler um livro. Isso me deixou com a impressão de que estou um pouco enferrujada, mas totalmente renovada pelas transmutações durante esse longo processo. O ano de 2013 e o começo de 2014 foram períodos de “tsunami” para mim – hoje estou mais forte – então acho que não estou tão enferrujada assim. 

Mudei de cidade, de casa – duas vezes – mudei meu foco de trabalho e meu espaço de criação, além disso tem todo o processo de se adaptar à tantas coisas novas acontecendo ao mesmo tempo. O romance foi minha linha guia, foi meu fio condutor para lugares incríveis e personagens densos e apaixonantes, ajudando-me a passar por todo esse processo árduo.

Um livro de leitura árdua para um processo árduo de transformação!

Me surpreendi positivamente ao perceber que Anna Kariênina era muito mais do que a narrativa de uma mulher apaixonada. Além da protagonista e seus dissabores, gostei muito das reflexões e questões filosóficas/religiosas de Liévin, uma espécie de alter ego do próprio Tolstói.

A forma que Tolstói escreve e a maneira como alterna o discurso entre as personagens é cativante. Para mim foi uma leitura prazerosa, porém alguns trechos foram complicados de ler por tratarem de assuntos que eu realmente não tenho interesse, paradoxalmente esses trechos eram feitos na voz narrativa de Liévin, o personagem pelo qual mais me interessei.

O romance é embasado em sua grande parte a essas reflexões, ideais e transformações de Liévin, mais do que as de Anna, mas ela é a personagem feminina marcante com um poder magnífico de sedução. Anna veste a luz de uma figura revolucionária para sua época.

Esse é um livro difícil, mas vale pela experiência de passar por um romance denso, cheio de camadas e estórias distintas que se interligam através de uma figura com muito poder feminino e também suas fragilidades.

Leave a Reply

