A festa da insignificância – Milan Kundera

A festa da insignificância - Milan Kundera

A existência humana é realmente insignificante. Se você ainda não se deu conta disso, perceberá de imediato ao ler este breve livro sobre a comédia humana. Com o modo de vida contemporâneo – repleto de futilidades – nada mais essencial do que cultivar o amor ao inútil, ao insignificante.

Com uma narrativa despretensiosa, Kundera nos leva a momentos de reflexões suaves, retratando com humor irônico temas como o erotismo, narcisismo, esquecimento e a desilusão pela humanidade.

Kundera navega com naturalidade entre Paris de hoje e a União Soviética de Stálin, numa narrativa de ensaio. Gosto muito deste gênero.

Me apaixonei pelo estilo de Kundera ao ler “A lentidão”. Neste caso, senti que fui tirada da zona de conforto e pude participar intensamente da narrativa. Gosto da maneira gentil e constante que ele imprimi em seus romances. Sempre fico pensando dias depois sobre o que li e volto para rever alguns momentos que ficam registrados na memória.

No caso de “A festa da insignificância”, senti que Kundera reuniu intencionalmente ideias sutis, escritos diversos e os “catalogou” como insignificantes, resolvendo assim fazer a sua festa.

Quando um escritor mistura filosofia, arte e sociologia, é muito fácil abrir um abismo entre seu texto e o leitor, mas Kundera faz isso com uma maestria experiente e pacificada. Sinto que essas características tão envolventes torne seu texto fácil de ser lido, mas com um grau de reflexão amplificada.

Não levar o mundo à sério – além das percepções sobre o erotismo do umbigo – são as ideias que mais gostei. Achei uma leitura prazerosa, suave e despretensiosa, algo para “filosofar” e se aventurar no melhor que a insignificância pode proporcionar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s