O País das Neves – Yasunari Kawabata

O País das Neves - Yasunari KawabataEu estava com muito vontade de ler Kawabata, apesar da relutância que tinha com alguns de seus livros, mas não pude resistir a esse título “O país das neves”, já me pareceu logo um lugar encantador.

A narrativa inicia literalmente dentro de um trem em movimento e o protagonista é um personagem observador e reflexivo, mas quem alinhava e costura numa constante é a natureza, o ar gélido, suas paisagens e a beleza feminina.

A simplicidade é refinada e repleta de metáforas sensoriais que nos traz uma sensação de nostalgia, deleite visual e erotismo implícito. Esse livro faz com que você caminhe pelos sentimentos, a feminilidade e a sexualidade.

Além do passeio literário entre a neve e as águas quentes das termas, existe muita referência à cultura japonesa deixando o texto mais rico e interessante. Nas últimas páginas uma pequena aventura do protagonista até uma cidadezinha próxima onde o linho era fiado por tecelãs habilidosas fez meu o coração sorrir.

Em muitos momentos tive vontade de conhecer esse lugar tão longínquo, de atmosfera onírica absorvida em harmonia e beleza que só lugares distantes e frios conseguem ter. Certamente moraria aos pés de uma montanha como essa.

Na dança entre o ritmo da natureza e uma avalanche de emoções, o livro termina numa velocidade acelerada, nos dizendo que a tragédia pessoal de seus personagens finalmente chegou ao fim.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s