O Mundo Codificado – Vilém Flusser

O mundo codificado - Vilém Flusser

Um livro denso com muitas questão sobre o design, suas formas de atuação e comunicação. Na verdade o livro é uma coletânea de textos escritos por Flusser onde o vigor narrativo e sua peculiar maneira de enxergar o mundo das formas nos faz repensar questões filosóficas e culturais do mundo material e imaterial.

“O mundo material é aquilo que guarnece as formas com estofo, é o recheio das formas.”

Para mim a melhor e mais vívida lembrança da faculdade onde ouvi pela primeira vez uma citação dos textos de Flusser sobre o design é uma trecho do capítulo  “Forma e material”, que diz:

“Se vejo uma mesa, o que vejo é a madeira em forma de mesa (…) A forma “mesa” é eterna, pois posso imagina-la quando e onde eu estiver. A forma “mesa” é real e o conteúdo “mesa”- a madeira – é apenas aparente.”

Esse pensamento se tornou desde então uma fatalidade no qual sei que nunca ninguém chegará a forma ideal da mesa. Outra grande questão que gosto muito é sobre como a humanidade percorreu o caminho da criação manual para a industrialização, se tornando “Homo Faber”; passando pelos períodos da criação através das mãos, das ferramentas, das máquinas e dos aparelhos eletrônicos; transformando assim nossa forma de comunicação.

Flusser estava muito além do seu tempo, questionando não só a manufatura das coisas como também como essas mudanças nos afetaram e consequentemente transformaram nossa comunicação e nossos processos como humanidade. Ele escreve sobre formas de comunicação entre humanos e máquinas e outros processos tecnológicos antes mesmo da vida virtual se estabelecer com o uso da internet.

É um livro complicado de escrever uma resenha. Algumas questões para mim ainda estão em aberto, sendo necessário um grupo de estudos para debater tais ideias e conceitos. De qualquer forma deixo aqui minha breve descrição do que mais admiro dos textos de Flusser, além de um link com uma resenha muito bem escrita que vale a pena ser lida.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s